Educação Teológica À Distância (EAD) é simplesmente um modelo educacional onde o aluno e o professor não estão face a face. O ensino e a comunicação acontecem através de métodos variados: correio convencional, e-mail, áudio e vídeo, encontros periódicos presenciais ou on-line, etc. Em nosso caso específico, a comunicação é feita basicamente por meio de e-mail, e ocasionalmente com o MSN E SKYPE. Os materiais didáticos impressos, bem como CDROM são remetidos pelos Correios, e a possibilidade de interação on-line com o tutor da disciplina a qualquer momento que desejar.

A EAD foi estabelecida para lidar com o aumento das necessidades educacionais que não podem ser supridas pelos sistemas tradicionais de educação teológica presencial. A EAD é sem duvida um projeto de alcance mundial, que hoje não abrange apenas os cursos de teologia, mas vários outros ramos do conhecimento. É uma alternativa educacional que possibilita você gerenciar seu próprio estudo sem frequentar uma sala de aula física. Não tem o objetivo de roubar o espaço do ensino presencial, mas sim o de oferecer oportunidades reais e de qualidade para quem não tem acesso a ou não quer fazer uso de o ensino presencial. A EAD, então, cria oportunidades educacionais para aquelas pessoas que não podem ou não querem se beneficiar do sistema educacional teológico convencional por qualquer que seja a razão.

A EAD usa materiais de aprendizado de alta qualidade. Apresentamos um Curso de Teologia motivador e atrativo ao aluno, o faz do CEBESP uma escola acessível a qualquer pessoa que queira conhecer melhor a Bíblia e a pessoa de Deus. As apostilas do curso somam profundidade Bíblica e linguagem simples de modo eficiente, trazendo ao aluno um conteúdo sólido e aprazível. A Educação Teológica A Distância é, sem sombras de dúvidas, uma efetiva e importante alternativa ao modelo tradicional de educação residencial ou semi-residencial dos seminários e institutos bíblicos convencionais, além de oferecer, na maioria das vezes, maiores vantagens do que o sistema tradicional.

A EAD está aberta a todos, mas ela atende melhor a um perfil específico de aluno. Segundo resultados do ENADE, 60% (sessenta por cento) das áreas em que se podem comparar estudantes da educação presencial com aqueles a distancia, os alunos de EAD foram melhores do que os de presenciais. Estamos, portanto, vivendo um momento da “Sociedade do hipertexto: pessoas conectadas em rede, numa relação totalmente nova com os conceitos de espaço e de tempo. Não mais uma sociedade, mas uma cibercultura”. O aluno que será bem sucedido na Educação Teológica À Distância deverá cumprir algumas exigências técnicas e pessoais:

  • Ter acesso freqüente a um computador conectado à Internet.
  • Usar em nível básico programas como o Word e ou Acrobat Reader.
  • Usar o computador para enviar e receber e-mails.
  • Usar ferramentas como MSN, Skype e outros.
  • Usar um navegador de Internet como o Internet Explorer.
  • Procurar informações na Internet usando serviços como o Google.
  • Ler e de estudar de forma independente.
  • Gostar de pesquisar por conta própria.
  • Ser uma pessoa determinada que goste de terminar o que começa.
  • Ser uma pessoa disciplinada para perseguir suas metas, capaz de controlar o seu tempo, reservando diariamente um momento para seus estudos.

O aluno pode adquirir todos esses requisitos enquanto estiver estudando, porem o mesmo deverá ter uma determinação objetiva, bem como uma disposição e flexibilidade suficientes para mudar e adaptar-se à Educação Teológica À Distância. Se você estiver disposto, tal esforço será grandemente recompensado.

SIM, como em qualquer curso, pode haver reprovação, desde que o aluno não atinja a média necessária para a aprovação.

Um curso reconhecido pelo MEC permite ao aluno obter um diploma aceito em toda a federação brasileira para fins de exercício profissional ou continuação de estudos acadêmicos. Um curso "livre", por sua vez, é certificado diretamente pela instituição ou responsável pelo mesmo, mas tal certificação não tem nenhuma validade legal na evolução acadêmica secular do aluno. Ele é aceito somente em uma esfera restrita do mundo acadêmico como a militar e a eclesiástica, todavia o aluno poderá posteriormente (desde que o Parecer CNE/CES 063/2004 estiver em vigor), ingressar em um curso para efetuar sua integralização de créditos e assim efetuar o seu reconhecimento.

Os cursos oferecidos pelo CEBESP são de caráter livre, sem reconhecimento do MEC, entretanto, reconhecido por todas as denominações do país. Todas as denominações e Igrejas tem seus próprios critérios de ordenar seus líderes, não levando em conta o reconhecimento do curso pelo MEC.

Em nosso caso, nós não exigimos equipamentos ou softwares especiais. Porém, é necessário que o aluno saiba navegar em um browser (navegador) como Internet Explorer® ou Firefox®, trocar e-mails e redigir em um processador de texto como o Word®.

Não. Em nosso caso específico, o aluno pode fazer o seu curso em qualquer lugar, em qualquer horário e com qualquer tecnologia onde haja um computador capaz de conectar-se à Internet, seja qual for a tecnologia que utilize.

Em inúmeros aspectos, pois não obriga o aluno a gastar com transporte ou estacionamento, alimentação, vestuário e outras despesas comuns em cursos presenciais. Além de ser muito mais seguro, o que é um aspecto cada vez mais importante, pois o curso pode ser feito na tranqüilidade do lar, em viagens ou em horários permitidos pela empresa onde o aluno trabalha. A despesa do aluno será basicamente com o acesso à Internet, o que na maioria dos casos não é gerada apenas pelo estudo em si.

Não. A despeito de a economia ser sensível (mensalidades ou taxas bem menores, sem gastos com transporte, estacionamento, alimentação e vestuário, etc.), esta não é a única vantagem. É muito importante aprender a aprender e a produzir de modo colaborativo, em um mundo onde imperam cada vez mais a informação on-line e os processos de trabalho em rede. Além disso, o aluno por Educação Teológica A Distância é incentivado a ter iniciativa – pesquisa na rede Internet, apresenta questões ao grupo com maior franqueza, não depende tanto de ser tímido ou mais arrojado para participar – e é motivado a aprender a se organizar, com profundos reflexos futuros na qualidade de sua vida pessoal e profissional. Por esta razão os alunos que fizeram cursos pelo método de ensino a distancia já são preferidos pelas empresas de alguns países da Europa, ao se diferenciar dos demais.

Ainda está com dúvidas? 18 3625 9938 Ligue!

Aguardamos o seu contato!

Faça uma pergunta.